Linguística

O que são homonímia e polissemia?

 

O que é homonímia?

A homonímia acontece quando uma mesma palavra assume  dois ou mais significados. Nesses casos,  os dicionários apresentam mais de um  verbete para o  mesmo  vocábulo.  Vejamos o que acontece com manga, conforme é  apresentado  no Minidicionário Houaiss da Língua Portuguesa.

 

Manga. s.f. 1. parte da roupa sobre o  braço 2. objeto tubular que envolve  qualquer coisa para proteger ou  isolar. [origem:  do latim manica,ae, ‘parte da roupa’].

Manga. s.f fruto da mangueira, suculento e doce, de polpa carnosa, geralmente amarelada.[origem: do malaiala, língua falada no sudoeste da Índia]

 

Há  três tipos de palavras homônimas:

  • homônimos perfeitas – aquelas que têm som e grafia  iguais, como a  nossa manga do exemplo acima: venda (ação ou efeito de vender, armazém, faixa para cobrir os olhos,  verbo  vender);
  • homônimas homógrafas – aquelas que  têm grafia igual e som  diferente: acordo (substantivo), acordo (verbo  acordar); ele (pronome pessoal), ele (nome da letra); erro (substantivo), erro (verbo  errar).

 

  • homônimas  homófonas – aquelas com  som igual e grafia diferente.

 

E polissemia? O  que é?

 

A polissemia acontece quando  uma palavra assume diversos significados de acordo  com o  contexto. Na polissemia, os  dicionários costumam apresentar os significados em   um mesmo  verbete, já  que todos correspondem  à mesma origem do vocábulo.

 

Ponto s.m. Pequeno  sinal ou marca 2. sinal (.) que é colocado após  uma abreviação 3.  sinal (.) de pontuação  que indica, no  final da frase, o encerramento  de um período, uma pausa acentuada 4.  sinal  ortográfico  posto sobre as letras i e j 5. porção de linha  que   passa entre os  furosfeitos por  agulha em  tecidos, couros etc.  […]  13. lugar em que  se instala um estabelecimento  comercial.

Então, o que são  os parônimos?

Os parônimos são  aquelas palavras semelhantes da grafia e na pronúncia. É que acontece com acidente (desastre) e incidente (inesperado); adereço (enfeite) e endereço (residência); atuar (agir)  e autuar (processar); cavaleiro (aquele que anda a cavalo) e  cavalheiro (homem gentil); decente (correto), docente (professor) e discente (aluno); desapercebido (desprevenido), despercebido (não observado); despensa (onde se guarda alimento), dispensa (licença).

7 Comments

  1. Polissemia é a palavra com vários significados dentro da mesma classe gramatical. Manga fruta (subs), manga da blusa (subst).
    Homonímia é a palavra com vários significados, mas que não pertence a mesma classe gramatical verão (verbo), verão (subs)

  2. •Polissemia•:então seria uma palavra com sentidos diferentes dependendo do contexto , ex.:rede de pesca, rede social,rede de dormir.
    •Homonímia•:Seria a mesma palavra com diferentes significados
    ,Ex.:Manga da camisa, Manga fruta, Mangá.

  3. Realmente é muito difícil entender a diferença entre polissemia e homonímia.

  4. não está claro se há alguma diferença…

    Por exemplo, lendo o texto dá a entender que manga tbm é um caso de polissemia.

Comments are closed.

Andréa Motta

Professora de Língua Portuguesa , Literatura e Formação do Leitor Literário no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Artigos relacionados