Literatura

[Literatura e Cinema] Dona Flor e seus dois maridos

Dona Flor  e seus dois maridos foi  publicado, pela primeira vez,  por Jorge Amado em 1966. A narrativa  conta-nos a “esotérica e comovente  história  vivida por Dona Flor, emérita professora de arte culinária e seus dois maridos: o primeiro, Vadinho de apelido; de  nome Dr.Teodoro Madureira, e farmacêutico o segundo”.
A citação acima  foi extraída da apresentação feita pelo autor. O  leitor atento reparará  que o segundo marido de  Flor tem sobrenome e profissão, mas qual  era  o ofício de Vadinho? O nome do morto só  seria  apresentado vinte páginas depois: Waldomiro dos Santos Guimarães. Profissão?  Malandro por vocação. Vadinho era frequentador de bares, cassinos e   bordéis. Era péssimo marido: assediava as alunas de Flor, contava-lhes piadas de duplo sentido e Flor orava para que ele saísse logo  “para a malandragem, para a desgraça do  jogo, mas deixasse as alunas em paz”.  Morreu, no meio da rua, em  um dia de carnaval, e vestido de mulher.
 
O segundo  marido era  bem diferente do primeiro, como diferentes também foram os noivados:
 
Se o primeiro casamento de Dona Flor realizou-se às carreiras, […] no segundo  tudo aconteceu como  devido, reinando ordem e certo brilho.  O primeiro não  teve noivado, indo direto do namoro (impudico) ao matrimônio, passando antes pela cama (antes da hora). […] O segundo foi puxado a convite impresso, com notícia na coluna Sociais de A Tarde […] e muita gente na Igreja de São Bento.
 
A vida de Flor ao lado de Teodoro era boa.  O novo marido era o oposto do falecido: fiel, delicado, incapaz de  um olhar  atravessado para outra  mulher. Comparando-se os dois casamentos a vida de Flor beirava à monotonia. E foi o tédio conjugal que a  fez desejar  novamente o marido morto.
 
Dona_Flor_filme
Esse  triângulo  amoroso inusitado composto por uma dona de casa, o marido farmacêutico e o marido fantasma foi  adaptado para as telas, pela primeira vez, em 1976 com a direção de Fábio Barreto.
  • Sônia Braga … Dona Flor (Florípides) Guimarães
  • José Wilker … Valdomiro ‘Vadinho’ Santos Guimarães
  • Mauro Mendonça … Dr. Teodoro Madureira
  • Dinorah Brillanti … Rozilda
  • Nelson Xavier … Mirandão, amigo de Vadinho
  • Arthur Costa Filho … Carlinhos, o guitarrista
  • Rui Resende … Cazuza, o bêbado
  • Mário Gusmão … Arigof
  • Nelson Dantas … Clodoaldo, o poeta
 
Para ver o  vídeo no YouTube, clique AQUI.
Dona_Flor_livro

AMADO, Jorge. Dona Flor e seus dois maridos. São Paulo: Companhia das Letras

Leia também:
Literatura e cinema: O  pagador de  promessas

Andréa Motta

Professora de Língua Portuguesa , Literatura e Formação do Leitor Literário no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Artigos relacionados