Sem categoria

Língua Portuguesa no mundo e a tarefa dos alunos

 

O português é uma das  línguas mais faladas no mundo. Partindo desse  princípio, desafiei  meus alunos de duas  turmas iniciais do  Ensino Médio a realizar um trabalho sobre os  países  lusófonos. Combinamos que  uma das etapas do  trabalho será a  publicação de seus textos  aqui no Conversa de Português.

 
 

Nós nos organizamos  da seguinte maneira para a realização  do   trabalho:

 

Em sua pesquisa, serão considerados os seguintes aspectos:

 

· A localização geográfica do país ou região.
· Aspectos sócio-culturais, tais como costumes e economia local. Verificação de  registros na imprensa sobre conflitos linguísticos ou armados.
· Como a língua portuguesa chegou àquela localidade.

 

Divisão em etapas

 

1. Divisão da turma em grupos. As turmas  têm, em média,  34  alunos, que serão divididos em   onze  grupos.

 

2. Leitura de um texto sobre a expansão marítima portuguesa. Convite, se possível, a  um professor de História para conversar sobre o tema. Em nossa  escola, o sistema de ensino  é semestral e os  alunos  só  têm aulas  de   História a partir do   terceiro  semestre.

 

3. Pesquisa eletrônica e bibliográfica: sites, livros e revistas de História e Língua Portuguesa.

 

4. Escrita e revisão dos textos sobre os países pesquisados. O  trabalho sobre  os países lusófonos  não é sobre  a língua portuguesa, mas  sobre  a  cultura desses lugares. O  trabalho linguístico  será  realizado  na produção textual.

 

5. Apresentação dos seminários. Os   trabalhos serão apresentados  em  três dias. Cada   grupo terá cerca de 20 minutos para apresentar os  resultados  da pesquisa aos colegas.

 

6. Publicação dos textos no blog. O objetivo  é  a conscientizar os alunos sobre a  importância da escrita e incentivar a  produção textual fora da sala  de aula.

 

Atualização em 27 de maio: Os textos dos alunos seriam  apresentados  no  blog a  partir de  hoje, mas decidimos   fazê-lo na próxima semana.  Aguardem!

4 Comments

  1. Olá, Andréa. Eu adoro a língua portuguesa, mesmo com todos os seus “mistérios”. No meu blog pretendo colocar sempre umas dicas, porque o que há de gente que escreve errado não está no gibi! Para minhas amigas blogueiras que não moram mais no Brasil, acho que vai ser interessante, pra não perderem o costume com a escrita, o que é tão comum de acontecer. Não que seja o caso de nenhuma! Todas as que leio escrevem muito bem.
    (luciasumamordepessoa.blogspot.com)

  2. Oi colega.
    Adorei este teu trabalho. Muito criativo. Possibilitou o trabalho de conteúdos de História, Geo e de língua portuguesa de uma forma nova. Como sou professora de Geografia e trabalho também no laboratório de informática educativa, fiquei super interessada. Podemos “copiar”, usar tua criação em uma oportunidade? Pretendo mostrar teu blog para as professoras de L.Portuguesa de minha escola,posso? Parabéns e um beijão. Mª do Carmo

Comments are closed.

Andréa Motta

Professora de Língua Portuguesa , Literatura e Formação do Leitor Literário no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Artigos relacionados